quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A odontologia acompanha a Web


Odontologia é uma ciência em constante evolução, que traz avanços diários em relação a técnicas, materiais e procedimentos. Para acompanhar essa jornada, um bom profissional deve estar atento a todas essas nuances para fornecer o melhor e o que há de mais moderno no planejamento, execução e acompanhamento do tratamento proposto aos seus pacientes.
E uma das principais ferramentas que o cirurgião-dentista dispõe são os meios de divulgação, dentre eles a internet. A World Wide Web, ou simplesmente Web como a conhecemos hoje, foi criada pela Organização Européia para a Investigação Nuclear (CERN) e permitia, até 1990, apenas aos cientistas trocar dados, mas já em 1991 foi disponibilizada mundialmente. Com isso, pode-se notar quão recente são as mudanças que impulsionam a todos se familiarizarem com a ampla gama de recursos.
Em especial, para os cirurgiões-dentistas, ela é extremamente útil para a divulgação dos seus trabalhos, comunicação e interatividade, além da publicação de materiais de interesse no que se refere à saúde bucal, o que de forma geral contribui para a educação, tirando dúvidas de pacientes e também de profissionais de maneira conveniente.
Para isso, pode-se lançar mão de várias ferramentas, tais como:



  • Ferramentas de busca (Google; Bing; Yahoo, etc.);
  • Sites próprios, blogs, etc.;
  • Anúncios e/ou propagandas (divulgação, enfim) em sites de conteúdos relacionados;
  • Entre outras, pois o futuro é agora e as novidades são surpreendentes


Para a criação de um site ou blog, por exemplo, é mandatário obedecer alguns passos que direcionam a um trabalho bem-sucedido. Devem ser observados: o conteúdo a ser divulgado, que deverá ser bem elaborado, interessante, com notícias atuais, novidades, promoções; Um design atrativo, possuindo um layout moderno e ao mesmo tempo refinado e agradável; um nome adequado que procure transmitir qualidade e confiança; trocar informações com pessoas que têm experiência com a Web; trocar links com sites/páginas e firmar parcerias para divulgação; disponibilizar ferramentas ao visitante (enviar postagem por e-mail, contato com o autor, impressão de posts, contato com rede sociais);  Ter fexibilidade e se adaptar a mudanças, já que a falta de tempo exige que várias coisas sejam feitas ao mesmo tempo; e principalmente, manter a ética, a educação e o bom senso. Com isso, o reconhecimento do trabalho e a satisfação de leitores (pacientes efetivos e em potencial) estarão garantidos. A todos, mãos à obra, boa leitura e até a próxima consulta!

Este post esta participando do  Movimento Odontologia na Internet (link) organizado pelo Marcos Rocha do Marketing em Odontologia



Nenhum comentário:

Postar um comentário