Os dentes do siso ou terceiros molares são os últimos dentes a desenvolverem-se. A maior parte de nós tem quatro dentes do siso, um em cada canto da boca. Normalmente desenvolvem-se no final da adolescência ou por volta dos 20 anos.
Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso do maxilar ou simplesmente não saem. Isto pode causar sobreposição ou deslocação de outros dentes ou levar ao desenvolvimento de cárie dentária localizada. Os dentes do siso ficam presos no osso do maxilar em posições fora do normal, por vezes na horizontal, o que os impede de saírem de forma normal.
Na maior parte dos casos, é recomendado extrair os dentes do siso presos. Dependendo da posição do dente a remoção do terceiro molar ou dente do siso pode ser realizada no consultório do seu dentista, numa clínica de cirurgia ou num hospital.
PROCEDIMENTO TÍPICO
Se o dente não está impactado, a extração é igual a qualquer outro dente.
Para aliviar o desconforto ou acelerar a cicatrização:
- Use bolsas de gelo nas bochechas contra o inchaço. Pondo-as e retirando-as cada 30 minutos
- Pressione trincando gaze para parar a hemorragia
- Coma alimentos moles e beba mais líquidos
- Evite comidas duras ou crocantes na zona mole
- Escove com cuidado no dia depois da cirurgia
- Tome os medicamentos receitados e siga todas as instruções que lhe foram dadas
- Evite o uso de canudos para beber a fim de reter o coágulo sangüíneo na cavidade do dente
Seu dentista pode recomendar o uso de um enxágüe bucal. Contate o seu dentista imediatamente caso haja hemorragia ou inchaço excessivos, dor persistente e severa ou febre. Não se esqueça de seguir as instruções de cuidados em casa dadas pelo seu dentista.
Ainda tem dúvidas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário