segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Campanha Colgate Total 12 é punida pelo Conar

O Conselho de ética do Conar decidiu no último dia 10 (quinta-feira) punir a Colgate-Palmolive a reformular a embalagem e a alterar toda campanha publicitária do creme dental Colgate Total 12.

O processo contra a Colgate foi aberto em razão de uma denúncia da concorrente Oral-B, pertencente à multinacional Procter & Gamble. Segundo ela, a campanha da Colgate fornecia uma informação incorreta em sua comunicação publicitária ao afirmar que o creme dental Total 12 "previne contra 12 problemas bucais e protege por 12 horas".


O caso foi julgado em primeira instância e o resultado foi determinado por unanimidade.

Com informações Folha de S. Paulo
Vi no netdentista

Fonte:  AdNews

domingo, 25 de outubro de 2009

Dia do dentista - 25 de outubro

Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.
O cirurgião-dentista é o profissional da área de saúde responsável pela prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático, que se constitui da boca e de suas estruturas associadas. É comum alguém pensar que o cirurgião dentista é responsável somente pela tarefa de cuidar dos dentes,  mas sua função engloba tudo o que está relacionado à boca e desta com outras estruturas do organismo, uma vez que deve-se tratar o paciente como um todo e não como partes isoladas.

O cirurgião-dentista pode exercer suas atividades como autônomo, individualmente ou em equipe, em consultórios ou clínicas. No mercado de trabalho, poderá, ainda, optar por trabalhar em hospitais, em programas de saúde do serviço público ou empresas privadas e em instituições de ensino superior.
A todos os colegas de profissão minhas cordiais felicitações e deixo aqui um brinde pra todos nós que gostamos de sempre estar atualizados para oferecer o melhor para nossos pacientes, um excelente site para download de livros e outros materiais da área odontológica: clique aqui!
Afinem o inlglês e bom estudos!


Feliz Dia do Dentista!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sangramento gengival


O sangramento gengival decorre de alterações do periodonto, ou seja, as estruturas que dão suporte ao dente, como osso e gengiva. A causa principal é o acúmulo de placa bacteriana, que se calcifica e posteriormente dá origem ao tártaro, mas pode ainda ser causado por outros fatores como o uso de medicamentos, por fatores hormonais ou ainda por causas pouco compreendidas. A gengivite é a inflamação da gengiva marginal. É o tipo de doença periodontal mais comum. É chamada de gengivite quando se restringe à gengiva e não acomete o osso. Está associada à presença de placa bacteriana e pode evoluir para um estágio da doença periodontal chamado periodontite, em que há perda ou mobilidade e mudança de posição dos dentes. Seus sintomas incluem sangramento gengival, alteração do paladar, sensibilidade dental, dores e desconfortos gengivais, alteração da cor dos dentes, mau hálito e tártaro (cálculo dental) – uma vez que há formação de bolsas nestas regiões, geralmente permeadas de bactérias, e destruição óssea. Em muitos casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e pode ocorrer presença e acúmulo de pus. O tratamento da doença, no seu estágio inicial, consiste em raspagem supra e sub-gengival, pelo cirurgião dentista, removendo o principal causador, que é a placa bacteriana aderida ao dente. Envolve também a participação do paciente auxiliando na higiene, por meio de escovação, uso de bochechos adequados para o caso e uso de fio ou fita dental. Nos estágios mais avançados da doença, há a necessidade de cirurgias, e, às vezes, o uso de antibióticos. O sangramento gengival, o vermelhidão da gengiva e o mau hálito são sinais indicativos de que há algum tipo de doença periodontal e alertam para uma visita ao dentista como a melhor forma para se diagnosticar e planejar o tratamento adequado para cada caso em particular.

Fonte: Wikipedia
Imagens: Google