Saiba tudo sobre clareamento dental
O clareamento dental pode ser realizado de duas maneiras: em consultório, realizado por um dentista, ou de modo caseiro, orientado pelo dentista, porém realizado pelo próprio paciente. Todos os diferentes tipos de tratamento para clareamento dental utilizam um gel para clarear o dente. Quanto maior a concentração do gel, mais rápido pode ser realizado o clareamento. O tipo de luz para ativação do gel também influencia na qualidade e no resultado final. Os tipos mais utilizados são o LED e o LASER.
Em consultório, realizado pelo dentista
Concentrações acima de 20% só podem ser feitas em consultório. O gel nessas concentrações queima as mucosas e necessita de cuidados especiais.
O tratamento é feito em sessões, de cerca de 1 hora e meia a 2 horas e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED, Laser ou associação dos dois). A quantidade de sessões varia, podendo-se obter um excelente aspecto já na primeira sessão. Em casos de dentes mais escurecidos, amarelados e/ou pigmentados, torna-se necessária a aplicação de mais de uma sessão, de acordo com os resultados desejados.
Caseiro
O clareamento caseiro é feito com gel de menor concentração (3,5 a 20%) e moldeiras de silicone. Para apresentar resultados, o tratamento caseiro demora em torno de 15 dias e o uso do gel e da moldeira varia de 1 a 6 horas por dia.
O clareamento estraga ou enfraquece os dentes?
Não. O que pode ocorrer é uma sensibilidade aumentada temporária dos dentes, mas que durante o atendimento é feita aplicação de laser e flúor numa concentração adequada para reverter o quadro. Caso seja feito de maneira inadequada ou sem supervisão de um dentista pode ocorrer um clareamento excessivo, com forte sensibilidade ou queimaduras químicas em decorrência da aplicação inadvertida do gel sobre a mucosa.
Indicação para o tratamento
O clareamento dental é indicado para pessoas que tenham dentes amarelados e queiram melhorar sua aparência. As causas do escurecimento podem ser diversas como, por exemplo, o consumo de bebidas ou alimentos que contenham corantes, não só os artificiais mas também os naturais, ou o hábito de fumar cigarros, charutos, cachimbos, etc. Há casos de dentes tratados endodonticamente (tratamento de canal) em que há manchamento e que é possível uma considerável melhora estética após o clareamento dental.
Agende uma consulta e obtenha mais esclarecimentos para tirar eventuais dúvidas sobre o assunto e aproveite para sair por aí mostrando um sorriso branquinho e saudável!
Ainda tem dúvidas?